terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vai cagar - e seja feliz

Acredite. Por incrível que pareça, os intestinos estão sendo considerados como o nosso “segundo cérebro” por médicos e especialistas. Pesquisas recentes demonstraram que grande parte de nossas defesas imunológicas, alguns hormônios e neurotransmissores são fabricados pelos intestinos.

Hoje, sabe-se que 80% do nosso potencial imunológico concentram-se na mucosa intestinal, demonstrando que nossas defesas e vitalidade estão relacionadas ao bom funcionamento dos intestinos.

Outra grande descoberta é que cerca de 90% da serotonina (o neurotransmissor responsável pela alegria e relacionado à sensação de prazer) também é produzido pelo intestino. Com os problemas intestinais, essa produção pode diminuir.

Quando nos alimentamos mal, vivemos estressados ou temos prisão de ventre, acontece a disbiose que é um desequilíbrio da flora intestinal. Nesse desequilíbrio há diminuição da serotonina e aí vem a depressão e o mau-humor. Quando a serotonina diminui, aumenta os radicais livres no intestino, causando doenças crônicas, envelhecimento precoce e aumento de peso.

O cérebro, a pele e o sistema digestivo vêm da mesma origem embrionária, explicando a profunda relação deles com a estética, o humor, a nossa vitalidade e disposição. Quando os intestinos não funcionam regularmente, ficamos com evacuações em atraso, e como conseqüência estas fezes que ficam acumuladas entram em putrefação, causando uma auto-intoxicação, ou seja, liberam toxinas para todo o organismo, principalmente para o fígado, rins e a pele, podendo causar vários problemas que vão desde fadiga crônica, excesso de gases até acnes e celulite.

Outros sintomas de auto-intoxicação são: corpo pesado, enxaqueca, problemas de pele, diminuição da vitalidade, etc. A prevenção destes sintomas passa então por uma introdução de fibras vegetais na alimentação e limpeza intestinal.

Baseado nisto pode-se perceber a importância desse órgão esquecido pela maioria de nós. Então cabe reafirmar que uma dieta anti-oxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercícios físicos, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um pode nos levar a uma vida com saúde, longevidade e felicidade.

Fonte: Drº. Tiago Almeida e Drª. Solange, autores do livro “Colonterapia: Reeducação Alimentar, Desintoxicação, Rejuvenescimento” (editora Gran Sol).

Nenhum comentário: