terça-feira, 4 de março de 2008

Vai, vomita!

Você já ouviu alguém hoje? Aposto que não. Definitivamente as pessoas não estão preparadas para escutar (não vou me reter na diferença entre escutar e ouvir, isso complicaria meu raciocínio). Por que temos apenas uma boca? Eu sempre acreditei que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para falarmos menos e ouvir mais. O sábio Criador também nos fez com dois olhos, assim, observando mais o que está ao nosso redor, estaríamos mais preparados para ouvir alguém. Pessoas precisam ser lidas.

“Olá, tudo bem?” – perguntam. Mas ninguém está preocupado se realmente você está bem ou não. Mera formalidade. Já pensou se você responde com um: “Não, não estou bem, minha vida está um caos, quero sumir!”? Certamente quem perguntou vai dar um tapinha no seu ombro, fugir do seu olhar, dizer para você relaxar que tudo vai ficar bem no final, disfarçar e sair de fininho. Sim, porque vivemos em uma época em que tempo é dinheiro – e não dá pra ficar perdendo “tempo” ouvindo as pessoas falarem de seus dramas. Hoje se você fala de seus problemas é negativo, pessimista – e não faz bem conviver com pessoas cheias de dificuldades, passam “cargas muito negativas”.

O negócio é pensar positivo, ser “up”, falar apenas coisas boas. Se sua vida anda complicada recorra à numerologia: troque algumas letras do seu nome e as “vibrações positivas” vão agir ao seu favor. Se não der certo acenda uma vela, faça meditação, mentalize coisas boas. Se tiver alguma dúvida, uma taróloga, por alguns reais, pode te contar o que as cartas “dizem” sobre sua tragédia pessoal. E têm os astros, as estrelas, os videntes, o Google... se vira!

Loucos, malucos, certinhos, caretas, carecas, cabeludos, crentes ou cépticos. Já tive as espécies mais variadas de amigos, mas todos têm uma característica em comum: sabem ouvir. Nos conquistamos assim: falando e ouvindo ao outro. Meu jargão favorito sempre foi: “VAI, VOMITA TUDO!”. Nos cafés da tarde, na desculpa de tomar um vinho, um filme na casa de alguém... No final o bate-papo virava conversa, a conversa um debate, o debate um desabafo, lágrimas e alívio... Amizade pra mim é isso. Amigo é o cara que te ajuda a carregar aquela porra daquela dor que não pára de incomodar. E nem precisa fazer força, nem falar. Basta escutar. Então descobrimos que falar cura. E ser ouvido cicatriza as feridas da alma.

a.mi.go
adj. 1. Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2. Aliado, concorde. 3. Caro, complacente, dileto, favorável. 4. Dedicado, afeiçoado. S. m. 1. Indivíduo unido a outro por amizade. 2. Colega, companheiro. 3. Amador. 4. Amante, amásio. 5. Defensor, protetor. 6. Partidário, simpatizante. 7. Aliado. Sup. abs. sint.: amicíssimo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai, vomita tudo então...
q q acontece com vc q nem o blog vc quer mais?