segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Longa missão de longas


Decidi.
Tenho 72 filmes pra ver.
Não são quaisquer filmes. São os vencedores de melhor filme desde “...E o Vento Levou” (que levou mesmo em 1940).

A ideia veio primeiro dessa minha vontade de ver grandes filmes que eu nunca havia visto ou que só tinha visto quando criança. Nessa semana, me lembrei de Carruagens de Fogo. Sei que assisti, mas só duas informações ficaram na minha memória: primeiro, que era um filme sobre corridas. Segundo, a inesquecível música, que inclusive ficou associada posteriormente a maratonas e até aos Jogos Olímpicos.

Fui pesquisar, e “descobri”: o filme venceu os Oscars de melhor filme, melhor roteiro original, melhor figurino e melhor trilha sonora (é claro!).

Aí foi natural. Primeiro pensei em ver todos os vencedores. Desde 1929, foram 83 edições do Oscar. Se a conta não bate (2011-1929 = 82), é porque em 1930 foram duas premiações. Muito compromisso. Resolvi fechar um pouco o escopo.

Vendo a lista, pensei que não poderia deixar “...E o Vento Levou” (que nunca assisti) de fora. Assim passei a régua em 1940. Aproveitei para fazer a contabilidade e algumas curiosidades apareceram (os anos se referem à premiação, não ao lançamento).

- Já assisti a 26 filmes ganhadores do Oscar de melhor filme.
- A única década “completa” é a de 2000. Vi todos os vencedores dessa década. Nem mesmo a de 2010, só com dois filmes, tá completa. Estou devendo Guerra o Terror (2010).
- O filme mais antigo da lista é um de meus preferidos. O Poderoso Chefão, que levou em 1973. Os prediletos também incluem a sequência dele (1974) e A Lista de Schindler (1994).
- Não contabilizei os filmes que acho que assisti, mas que não tenho certeza. Entre eles está A Noviça Rebelde, que levou em 1966 e poderia, portanto, ser o mais antigo da lista.
- A década na qual eu nasci tem só dois filmes na lista: Carruagens de Fogo (1982) e Rain Man (1989).
- Desde Rain Man, aliás, só não vi três filmes. Além do já citado Guerra o Terror, não entraram Conduzindo Miss Daisy (1990) e Os Imperdoáveis (1993).
- A década de 1990 é a segunda mais “popular”, com oito filmes assistidos. Em seguida vem a de 1970, com cinco.

Não vou selecionar uma ordem para ver os filmes e provavelmente não verei todos, mas, talvez eu vá de trás pra frente (excetuando-se o primeiro, que será Carruagens de Fogo), começando por Guerra ao Terror, passando pelos dois faltantes da década de 1990 e por aí vai. ...E o Vento Levou e Casablanca terão privilégio, também.

Quem quiser dicas, depois, é só pedir.

Nenhum comentário: