domingo, 13 de março de 2011

Como superar sua meta em milhares % (ou: como não enfartar em sua primeira corrida)



Eram 8h50 da manhã deste domingo e eu estava de short, camiseta esportiva, óculos escuros de armação vermelha e frequencímetro ligado. Não havia dormido muito bem e esqueci de tomar o anti-hipertensivo antes da prova (tomei depois - geralmente tomo às 10h).
Ou seja:
A minha primeira corrida de rua, com 8km, tinha tudo para ser um desastre.
Se foi? Avalie você mesmo.

LARGADA
A largada é um momento mágico. A sirene toca, o pessoal faz a festa. Até passar pela linha de largada (que se tornará logo a de chegada), todo mundo é amigo e caminha fazendo festa, posando pra foto, cumprimentando as pessoas ou gritando mesmo. Lindo.

Km 1
Começamos numa leve subida. O pessoal que tinha largado perto de mim começa a distanciar, mas eu mantenho o trote. Olho para a direita e um cara enorme, redondo, me passa. Minha frequência está em 185. Resolvo não apertar o passo. Não passo ninguém. Muita gente me passa.
Chegamos na descida da praça do Vivendas. Acelero um pouco e ainda assim a frequencia desce pra 170 e poucos (subida mata). Um senhorzinho com a bandeira do Brasil passa fácil fácil e vai embora, distancia.
Detalhe legal: na hora que virei nessa avenida, vi gente já passando lá embaixo, depois de ter dado uma boa volta que o percurso tinha para a direita.

Km 2
Percebo que meu destino é não só ficar pra trás, mas muito para trás. Olho quem vem depois de mim e vejo três meninas correndo. De resto, só tiazinhas caminhando. As três meninas me passam. Penso: oficialmente, sou o último. Bom, como não é verdade. Como não me inscrevi, oficialmente eu não estava correndo.

Km 3
Fogos. Olho no relógio, 24 minutos. É amigos. O primeiro colocado havia completado a prova. Eu não havia chegado nem à metade. Foi o mais demorado dos quilômetros. A placa com o km 4 nunca chegava.

Km 4
Mas chegou. Aceitei a água que me ofereceram, bebi meio copo e o resto... Ah, eu precisava fazer uma cena clássica: joguei o que sobrou na cabeça. Lindo.
Passo em frente a uma churrascaria que estava em limpeza. Ouço comentários: "Que velocidade! / Vai lá Ayrton Senna!". Estimulante.
Um pouco adiante, uns carros passam por mim (estava tudo interditado). Mais um pouco, ouço um barulho de motor e abro passagem, mas o barulho continua.
Era a ambulância da prova me seguindo.
Ali eu tive certeza que era o último. E que os caras acharam que eu teria um treco a qualquer momento. Mas ela encheu o saco de acompanhar o corredor-lesma e foi embora antes que eu chegasse aos 5km.

Km 5
Eu sabia que caminhar era uma questão de tempo. Já estava em subida de novo. Com 43 min, começo a caminhar. Percebo que estou sozinho. Imaginei eu chegando o local da largada encontrando tudo vazio, desmontado. Depois de cinco minutos, volto a trotar. Mas não dura. Só vai até o...

Km 6
Outro posto para entrega de água, mas o pessoal estava empenhado mesmo em recolher copinhos do chão. Ganhei a água e brinquei com a moça que me entregou: "Achou que tinha acabado, né? Agora pode recolher que acabou...".
Ela me responde com um milagre: "Não, vem mais dois ali. E outros dois láááá trás".
Fiquei feliz, mesmo tendo sido passado pelos dois que vinham mais perto. Após uma curva, fico sozinho de novo e entro na descida.
Então, aparece um cara para tirar foto de um recruta do Tiro de Guerra que trabalhava no local. Pelo ângulo, eu ia sair no fundo.
Voltei a correr, né?

Km 7
Passo pela placa mantendo o trote e resolvo que assim iria até o fim.
Passo também.... por um MOLEQUE que não deu conta e estava caminhando. Uh-hul. O tio se sente jovem de novo. O rapaz tava conversando com uns caras do Tiro e achei que ele era da turma. Ao passar por ele, soltei: "oficialmente, não sou mais o último". A galera zoou o cara.

CHEGADA
Mais um pouco de subida e economizo energia (sem parar de trotar). Objetivo: um sprint pra cruzar a linha de chegada com classe! Cruzo-a em 1h 11 minutos e 45 segundos. Ou seja, média inferior a 8km/h. Mais 7 minutos, chega o último colocado, uma senhorinha caminhando.

Conclusão
Você ainda não deve ter entendido o título. Mas explico:
A parte do enfarte fica para os hipertensos, como eu: tomem o remédio ANTES da corrida. Já ajuda. E durmam bem na noite anterior.
Já sobre a superação de metas, anote aí: meu objetivo era chegar entre os 400 mil primeiros (população de Rio Preto - nem todo mundo foi, mas um monte de gente de fora veio correr!).
Como cheguei entre os 1000 primeiros, isso representa um resultado 39900% melhor do que o almejado. Uh-hul!
Ou seja: aumente em 400 vezes o número de participantes e coloque isso como meta. Você atinge mesmo sendo o último.

Objetivo para a próxima:
Chegar entre os 200 mil primeiros.

2 comentários:

Deborah disse...

Dani, está de parabéns...fiquei orgulhosa de vc... Pelo menos vc está correndo, mesmo que não ganhe em primeiro lugar... Hihihihi...

Que bom que o b log voltou.... Dá um a olhada no meu...Beijos!

Marina disse...

hahaha AMEI, primo, mto boa. E mó orgulho hein, não pára de correr não!!!