quarta-feira, 25 de julho de 2007

One Chance

Até então anônimo, o modesto vendedor de celulares Paul Potts, 36 anos, foi o vencedor da primeira série do concurso de talentos artísticos “Britain's Got Talent”, transmitido pela ITV, onde cantou uma composição de ópera espantando o júri (pra lá de desconfiado e desacreditado) com um timbre vocal excepcional (veja o post).

O vídeo do espetáculo foi disponibilizado no YouTube e em sites similares atingindo rapidamente mais de 7 milhões de visualizações nos primeiros dias; na semi-final de 14 de Junho, Paul cantou alguns versos de "Con te partirò". Por fim, na final de 17 de Junho cantou "Nessun dorma" por inteiro. Potts acabou recebendo mais votos do que a pequena Connie Talbot, que era a favorita nas casas de apostas.

Potts tinha trabalhado em ópera amadora de 1999 a 2003, mas havia parado de cantar há quatro anos, depois de uma apendicectomia e, na seqüência, um acidente de bicicleta, quando quebrou a clavícula. Com a vitória ele ganhou a gravação de um álbum pelo produtor Simon Cowell (jurado do "American Idol").

O programa da ITV criado por Simon Cowell, colocou o cantor na primeira posição do ranking britânico de discos essa semana. Potts também ganhou a oportunidade de se apresentar para a família real, dentro do Royal Variety Performance, evento de gala anual que acontece no West End londrino.

"One Chance", seu primeiro disco, traz composições famosas e bastante variadas, como "Time To Say Goodbye (Con Te Partiro)" ( Francesco Sartori/Lucio Quarantotto), "Nessun Dorma" (Giacomo Puccini), "Everybody Hurts (Ognuno Soffre)" (R.E.M.) e "My Way (A Mi Manera)" (Paul Anka), que se tornou mundialmente conhecida na voz do cantor Frank Sinatra.

Nenhum comentário: