segunda-feira, 9 de julho de 2007

Overdose de teatro

Será aberto hoje o Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto, em sua sétima edição.
Serão 13 dias de espetáculos e 150 apresentações. Além grupos brasileiros Brasil, há oito peças internacionais, provenientes de cinco países: Argentina, Espanha, França, Holanda e Venezuela.
Podemos dizer que, neste período, Rio Preto recebe teatro na veia.
Eu não quero ficar de fora. Comprei ingressos para 10 peças, quero ver ao menos duas apresentações abertas (uma delas a abertura, hoje à noite) e ainda conferir como é o bar cultural (chamado, neste ano, de "Não-Lugar").

Fiz aulas de teatro quando tinha 17 anos. Mas estou seguro que minha paixão por esta arte surgiu - tardiamente, é verdade - apenas no ano seguinte, em 1998. Foi quando acompanhei o Festival Internacional de Londrina (Filo) pela primeira vez e pude ver exibições inesquecíveis, entre elas Macbeth (de Shakespeare, em uma montagem holandesa em que todos os personagens eram interpretados por um único ator), Glub Glub (peça da Espanha com pequenas esquetes cheias de humor e idéias originais) e a fantástica atriz Denise Stoklos.

Aprendi muitas coisas nas aulas de teatro. Mas só fui compreendê-las quando passei a espectador regular peças. A partir daí, quando precisei ser ator, fui bem melhor. Estive bem perto de deixar a condição de um grande canastrão (hahaha).

Em Rio Preto, mais tarde, também vi ótimas apresentações, mas uma coisa sempre me incomodou: a falta de senso crítico do público, que aplaude em pé a tudo. Há quatro anos publiquei um artigo no Diário da Região sobre isto. Ele continua atual.

No ano passado, até por causa da viuvez precoce e ainda recente, relaxei e não fui atrás de ingressos. Acabei sem ver um espetáculo sequer do FIT e ao bar cultural me bastou ir uma noite (daquelas para se apagar na lembrança). Este ano compenso com uma carga com cara de overdose.

Que tudo dê certo ao FIT, que o público saiba se portar, que atores - merda pra eles! - quebrem a perna (pra quem nunca fez teatro, calma: são jargões), que o evento proporcione a Rio Preto alegria e reflexão nas medidas certas.

Merda pra vocês. Quebrem a perna. Até mais.

2 comentários:

Unknown disse...

eu queria ver o FIT..
=//
ano que vem eu nao perco!!
;DD
beijos amore..

e voce.. como sempre... arrasando nos textos!!

amoo
saudade!!
to chegandoo

25 dias!!
\o/

Thaís disse...

Quem foi mesmo que comprou os ingressos? Acho que minha miopia aumentou uns 10 graus nessa frase...
Preguiçoso! (rs)