sábado, 7 de julho de 2007

SÓ POR CRISTO!!!

O Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro, é oficialmente uma das novas sete maravilhas do mundo, de acordo com o anúncio oficial divulgado em uma cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado.

Numa votação, realizada pela Internet e por mensagens de celular, a estátua do Corcovado ficou junto com alguns dos mais importantes monumentos do mundo, como Taj Mahal, Machu Pichu, Chichén Itzá, Coliseu, Muralha da China e Petra, na Jordânia. A Muralha da China foi a mais votada e o Cristo Redentor ficou em terceiro lugar. A lista representa os votos de mais de 100 milhões de pessoas. A iniciativa não tem apoio unânime e a Unesco, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento.

E eu pergunto, e daí?! Grande coisa! Eu nasci em Cornélio Procópio. cidade que fica na região Norte do Paraná (a 410 km de Curitiba e 60 km da Cidade de Londrina) e possui cerca de 50 mil habitantes. Quem nasce lá é procopense, pra quem não sabe. Então, como ia dizendo, nasci lá. O que isso tem a ver com o Cristo? TUDO. Lá temos um Cristo 100% paranaense. Chama-se “Terminal Turístico Cristo Rei”. Popularmente conhecido como “O Cristo”. Eu sempre ia passear por lá quando ia visitar meus parentes procopenses. A gente é pobre, mas é chique!

As 07 novas maravilhas foram divulgadas no dia 07 do mês 07 de 07. Isso ta cheirando coisa de numerologia. E eu pergunto: “O que isso vai mudar na minha e a tua vida?”. Nada! Quem liga para o “Cristo”, para o “Pan”, “Copa América”, “Live Earth”? E viva o marketing! Enquanto isso pessoas são metralhadas na “Cidade Maravilhosa” por traficantes sob os olhos do “Cristo”, o comércio ilegal de madeiras na Amazônia só cresce (e a floresta vai sumindo) e uma criança de zero a quatro anos morre no Brasil a cada 72 minutos por falta de esgoto sanitário (dados do BNDES e do Datasus). Como dizia aquela propaganda de refrigerante: “imagem é tudo”.

Um comentário:

Autor disse...

Pior é a nota divulgada pelo Ministério do Turismo, que diz que a eleição do Cristo criou "250 mil empregos". Lamentável. O Marcelo Coelho, da Folha, escreveu uma coluna muito boa sobre isso (http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/). E o Pan a cada dia me aborrece mais, e olha que nem começou.