domingo, 22 de julho de 2007

Quase por magia

Olá pessoal,

estive afastado temporariamente do blog por causa da excessiva carga de trabalho. O caderno que eu estava fazendo junto com minha amiga Thais - que sempre deixa comentários por aqui e também andava desaparecida - foi publicado hoje e agora estou mais tranqüilo.

Volto pra narrar o episódio quase mágico pelo qual consegui comprar um exemplar de "Harry Potter and the Deathly Hallows" (Harry Potter e as Insígnias Mortais, em tradução livre), ontem. Como todos deveriam ao menos ter uma idéia, este é o sétimo livro (e, até que se afirme o contrário, o último) da série do mago britânico que encheu os bolsos, as bolsas, as contas, os cofres e as caixas-fortes de J. K. Rowling de dinheiro. A obra, lançada ontem, já era aguardada por milhões de fãs em todo o mundo. Eu, um deles.

Bom. Eis que acordo tarde justamente para compensar a semana de muito trabalho. Bem tarde. Resolvo is ao shopping lá pelas 14h para tentar comprar o livro. Na primeira livraria que entro, sossego. Não há grupinhos exaltados nem disputa por exemplares. Mas também não há o livro. "Nós não recebemos", explica a vendedora, que me aconselha ir até a concorrente.

Lá vou eu e, mais uma vez, tranqüilidade. Os livros anteriores da série estão ali, falcilmente expostos... mas cadê o novo? "A gente tinha, mas esgotou", me diz o vendedor. "Você não quer encomendar? Sexta-feira tá na sua casa". Sexta-feira seria quase uma semana depois do lançamento. Uma mulher na fila do caixa olha pra mim. Eu percebo... olho pra ela por alguns instantes e ela diz: "Eu peguei o último".

Me aproximo... peço ao menos para dar uma olhada na obra. Ela deixa... eu lamento ter chegado dois, três minutos mais tarde. Então olho para o caixa e ali está uma funcionária da loja que já me conhece de vista. Sabe que sou cliente das antigas. Eu pergunto a ela: "Não sobrou nenhum lá em cima?". Ela: "Então... tem o do Rogério, que disse que viria pegar mais cedo..."

O vendedor sobe à procura de livros. De lá de cima, diz que todos os exemplares que ainda restam estão reservados. A pessoa do caixa insiste: "Tem a hora que o Rogério viria buscar anotada junto com o livro?". Não tinha. Eu já começava a me conformar com o atraso no início da leitura quando ela pede: "Liga pra ele. Vê se ele vem pegar".

A esta altura eu já nem tinha esperança. Imaginava o tal Rogério do outro lado da linha: "É CLARO que vou pegar! Não vendam este livro! Em 10 minutos estou aí".

O vendedor ligou.... só ouço o lado de cá do diálogo:
- Alô. Oi Rogério. Aqui é o (nome do vendedor) da Saraiva.
(Resposta do outro lado)
- Não?
(eu penso: "Uia! Ele não vem buscar")
- Ah tá, desculpe.

Era engano. O "não" significava "não sou o Rogério".
Nova tentativa.
- Alô. Rogério? Aqui é o (nome do vendedor) da Saraiva.
(Resposta do outro lado)
- Ah... você já comprou o livro?
(Resposta)
- Posso vender este aqui então?
(neste momento o vendedor olha pra mim com uma cara de "sortudo, hã!").
- Ok, obrigado.

Ele me entrega o livro, vou para a fila do caixa. Atrás de mim ouço pessoas perguntando a vendedores sobre o novo livro do Harry Potter. Abraço meu exemplar como quem protege uma presa de seus predadores. Chego ao caixa e a pessoa que havia me ajudado pergunta.

"O que há nestes livros pra que as pessoas gostem tanto deste jeito?"
Eu: (elaboro um pouco a resposta) "A história é boa demais. Vai crescendo a cada volume. Não adianta ver os filmes pra tentar enterder. Tem que ler".
______________________________________________

P.S.: Comecei a ler o livro ontem mesmo. A leitura em inglês britânico não é das mais fáceis, mas também não é inteligível. Os nomes de algumas coisas complicam um pouco, afinal vários foram traduzidos. Agora, lendo no original, começo a compreender a grandeza do trabalho de Lia Wyler, tradutora da série no Brasil, a quem já entrevistei algumas vezes. Parabéns Lia.

Um comentário:

Unknown disse...

SORTUDO!!!
hehheheheeehe
eu nunca li nenhum livro do harry potter!
odeio ler.. ao contrario de voce!!
ehehehhehehehe
me conta o final??
;D
beijos mocinhoo
saudadee
daqui 12 dias to aí!!
;*