terça-feira, 29 de maio de 2007

"Amsterdam"

Eu preciso confessar que tenho um caso de amor desde 2001... com Coldplay (uma banda de rock formada em 1998 em Londres, Inglaterra, e conhecida por suas músicas melódicas e letras introspectivas). Normalmente ouço determinadas músicas de uma banda ou outra, depois canso, esqueço, volto a ouvir ou troco por outra. Enfim, nunca existiu uma regra. Não tenho discos nem pôsteres. Não faço coleção de fotografias nem acompanho músico ou banda alguma. Ouço de tudo um pouco (com exceção de pagode, samba, sertanejo, axé e música eletrônica) e sei alguma coisa sobre os músicos. Nos últimos dois anos me apaixonei por Pearl Jam e U2 como nunca (não me pergunte a razão). Posso afirmar que minha vida tem uma trilha musical.

Apesar do tempo, continuo amando Coldplay. Hoje me dei conta do quanto tenho sido fiel a essa banda. Zappeando a TV peguei o final de um show. A música? “Amsterdam”. Já ouvi essa música milhares de vezes, mas hoje ela tocou na alma. Parei finalmente para “escutá-la” e soou diferente. Chris Martin, o vocalista, tem um estilo único. Ele parece um boneco, uma marionete desgovernada, transpira, dança e inspira quando canta. A impressão que tenho é de que ele esquece de tudo quando sobe ao palco, não se importando com o que está ao seu redor naquele momento. A voz e o piano se misturam e hipnotizam. Adoro isso. Parece exagero, mas acho que vou passar mais cinco anos ouvindo as mesmas músicas, milhares de vezes e não vou enjoar. Cada vez parece ser a primeira.

Posso futuramente escrever sobre músicas específicas e momentos únicos que tive Coldplay como trilha, mas vou deixar para um outro dia. Hoje quero apenas compartilhar (com quem quer que esteja lendo minhas divagações) sobre a minha paixão por esse grupo, suas letras, suas canções e melodias. “Amsterdam” foi na noite desta segunda-feira gelada o fundo musical da minha inquietude com o mundo, insatisfação com o momento que vivo e da saudade de momentos que vivi.

"But time is on your side, its on your side, now
Not pushing you down, and all around
It's no cause for concern"

2 comentários:

Vin Severson disse...

Eu entendo isso !!!

Eu amo Pearl jam ! Não me canso de ver, no youtube,centenas versões de Alive ! É sempre diferente.

Fofoca: Minha mãe canta o refrão de Alive assim: Ohhhhhh Acerolaaaaaaaaaaaaa

Adriano Martins disse...

Oi Pri, beijo pra vc. Passei só pra te dar aquela força e aquele abraço de sempre.
Te amo viu?!
Adriano.