quarta-feira, 23 de maio de 2007

Prazeres da língua

Tenho uma amiga que foi morar nos Estados Unidos em agosto do ano passado. Dias antes de sua partida, resolvi testar seu inglês e fiquei assombrado.
In fact, ela sabia “dog”, “cat”, “hi” e “bye”. E olha lá se ela sabia isso tudo. Ensinei-a a falar “Do you wanna have some fun?” sem lhe explicar o significado. Ela achou que a frase tivesse alguma relação com ventilador porque confundiu “fun” com “fan” e foi.
Ontem à noite eu conversei com ela outra vez e, thank God, está falando o inglês bem melhor. Talvez até me ensine umas coisas. Isto é fascinante.
Viver cercada do idioma a deixou sem saída e ela teve de aprender. Conversando com ela, me lembrei de como eu pensava em inglês quando comecei a estudar espanhol. E dá-lhe “yes” e “ok” no meio da aula. O olhar fulminante da maestra me bastava como broma, digo, bronca. Com o tempo, me habituei a chegar pensando em espanhol na aula. Bastava que minutos antes eu ficasse gastando meu vocabulário com o vento, hablando solito.
Meses depois, decidi começar a estudiar francês. E lá chegava eu pensando em espanhol na aula. Me lembro de ter falado um “no me acuerdo”. Outra vez recebi um olhar reprovador da femme professeur. Resolvi usar a mesma tática, mas não tenho tanto vocabulário assim pra gastas em francês. Então ficava repetindo les mêmes frases.
Chegou uma hora que le jeu se revertió. Soltei um “oui” e um “je ne...” na clase de espanhol. Comecei a misturar as coisas, damn it.
Mas le chose fica funny mesmo cuando eu assisto a algum filme em outro idioma. Generalmente saio da projeção pensando na língua utilizada. Aí falo anglais com quem não devo, solto coisas in french que nem sei se estão certas e volvo ao español de Almodóvar.
O importante é não deixar o português de lado. Enquanto eu não abdicar do meu idioma pátrio, all right.

Auf Wiedersehen.

2 comentários:

Anônimo disse...

You are f. good. I luv u hon!

Unknown disse...

oiii
que lindooo!!!
voce falando da nossa conversa de ontem e de como meu ingles melhorou!!
:P
realmente.. estou muito no ingles.. num tive outro caminho..
hehehehehe
ateh te ensinei..
What's up?
:P
beijinhus coisa linda!!
To chegandoooo..
65 dias to ai..