quarta-feira, 23 de maio de 2007

Curitiba 0º

(Música para ler o post: U2 - Beautiful Day)
“Tá esfriando hein?”. “Falou na TV que vai chegar a zero”. “Eu ouvi dizer que vai chegar a -6º”. Só se falava nisso hoje. O frio está chegando! O povo na rua estava “tri-agasalhado” (como diria um gaúcho, não sei) esperando o frio que deve chegar somente nesta quinta e pode ficar mais forte na sexta-feira. A previsão é de que chegue a 0º aqui em Curitiba. O céu está limpíssimo, dá até para ver a lua e as estrelas – coisa rara aqui na capital – , sinal de que a geada já está batendo à porta. O mais curioso foi observar no rosto das pessoas certa ansiedade por esse friozão.

Pela primeira vez vou ficar feliz por estar desempregada. Não vou precisar sair de casa às 6h da manhã, como era de costume, e ter que dar de cara com a primeira geada do ano. Vou ficar debaixo das cobertas, isso sim. “A gente se fode mas se diverte”, como diria um amigo meu. Eu gosto de frio. Primeiro porque adoro duas coisas que são ótimas para serem apreciadas no inverno: café e vinho. No frio as pessoas ficam mais bonitas, mais elegantes, as cafeterias ficam lotadas e as “biscatinhas” enlouquecem. Por quê? Porque elas não podem usar seus modelitos vulgares de verão (rsrsrsrs). Assim meus olhos são poupados por alguns meses de tanta “obscenidade”. Ahhhhh, mas me lembrei agora de um amigo que jura de pé junto: “biscate não sente frio!”. Que lástima.

Meu programa favorito no inverno é sentar num banquinho da Rua XV, em um dia ensolarado, com céu azul e observar as pessoas que passeiam tranqüilamente. Mas tem que ser num sábado ensolarado de céu azul de inverno em Curitiba na Rua XV. É mágico. Vai me dizer que você nunca parou pra olhar as pessoas passando? Eu fico imaginando mil coisas: de onde elas vêm e para onde vão? Será que estão felizes ou estão tristes? Me pergunto se são casadas ou solteiras. Observo as roupas, os cabelos, as crianças, as sacolas... Gente bonita, gente feia, gente engraçada, gente mal-humorada, gente afetada ou educada... não importa! Pessoas são como livros, carregam páginas de histórias, algumas ainda em branco, esperando para serem escritas. Eu adoro observar gente. Você já leu alguém hoje? Experimente. Está sozinho? Então corre pra frente do espelho e olhe. Você pode se deparar com... pura poesia.

(Foto: Rua XV by João Carlos Frigério)

2 comentários:

D Carmantto disse...

Oi Poia, saudade do tempo em que andavamos pela Rua XV.
Bj

Thaís disse...

Teu texto me deixou com água na boca e morta de saudades de Curitiba. Ano passado, fui prestar uma prova aí e aproveitei um dia frio para passear pela rua das Flores e fazer exatamente o que você descreveu: observar as pessoas que passavam. O céu azul, o burburinho de gente, o friozinho... fazia tempo que não sentia uma paz interior como aquela! Aproveite mesmo essa oportunidade!

Abraço!