domingo, 27 de maio de 2007

Muito além do virtual

Já faz quase dez anos do primeiro caso significativo pra mim: a moda da época, quando comecei a utilizar a internet, eram os programas de IRC (Internet Relay Chat). Foi num deles que conheci uma garota bem mais nova do que eu, mas que tinha um papo ótimo e idéias interessantes. Nos tornamos amigos. Bons amigos. Amigos de internet.
Nem havia muita distância entre a gente. Os dois moravam em Rio Preto na época (na verdade eu estudava em Londrina, mas vivia aqui), mas a amizade virtual ia beme não havia toda aquela necessidade de nos conhecermos pessoalmente.
Nos conhecemos. Uma visita à casa dela. Batemos papo como sempre. Depois disso, a amizade continuou pela rede mundial de computadores e assim ficou. Em todo este tempo, houve apenas uma segunda visita, no ano passado. Foram dois encontros pessoais e muitos virtuais. Nos falamos pouco nos últimos anos, mas continuamos amigos. A prova é que mantivemos contato, o que não aconteceu com outros amigos virtuais. Eu praticava, por exemplo, meu inglês com gente de Cingapura e das Filipinas e cheguei a trocar cartas (reais!) com uma garota filipina com quem perdi o contato e até hoje não reencontrei.
A moda dos IRCs passou (alguém ainda os usa?), mas outras formas de conhecer e conversar com pessoas pela internet a substituíram. Fiz novos amigos. Ou melhor, novas amigas. Sempre falei mais com mulheres. Elas são infinitamente mais interessantes, não?
Algumas conheci pessoalmente, outras não. Algumas até tentei conhecer, mas não deu certo. Outras, que imaginei nunca ver de perto, vi mais de perto do que poderia imaginar. Abracei quem mora longe e nem vi sombra de quem está perto.
Já houve vez que estive na cidade da amiga por outro motivo e não pude conhecê-la. Em compensação, já encontrei uma amiga virtual no meio da Bienal de artes em São Paulo, durante um café. Totalmente imprevisível.
Independente do conhecer pessoalmente ou não, é inegável que muitas continuam minhas amigas. Dão-me conselhos e eu faço o mesmo a elas, dividimos alegrias e desabafos, partilhamos bobagens e responsabilidades. Mais com umas que com outras, exatamente como nas relações pessoais (quero dizer... cara-a-cara).
Engana-se quem desacretida em reais amizades pela internet. Em minha experiência, posso dizer que, em alguns casos, elas vão bem além do virtual.

Um comentário:

Unknown disse...

Puts... voce escreve bem de mais!!!
;P
Beijos amore!!
To chegandooo!!!
;****