segunda-feira, 25 de junho de 2007

De aviões, controladores de vôo e sexo


Pessoal, desculpem voltar ao tema... mas meu tio escreveu uma crônica tão boa que eu tive de publicá-la. Ah... eu dei uma editadinha no texto... hahahahaha. Aí está. Divirtam-se.

Por João Batista Cardoso (o "Cardosinho")

Seria cômica se não fosse trágica esta disputa entre a Aeronáutica e os controladores de vôo.
No chão, em salas climatizadas, profissionais controlam a vida e o destino de milhares de passageiros. Ganham mal, trabalham com aparelhos inadequados, alguns não falam inglês e... há notícias de que um deles é... surdo!!!
Mas, ao contrário de outros profissionais, não podem reclamar, não podem denunciar o que há de errado porque estão atados a uma rígida hierarquia em que a palavra final é dada, algumas vezes, não pela força e veracidade da argumentação, mas pelo nível da patente. E questionar uma patente superior implica em poder ser preso ou afastado das suas funções.
Portanto, nesse cenário surrealista, não é difícil imaginar a possibilidade da seguinte situação, gravada pela caixa preta de um Boeing 747 com 400 passageiros a bordo preparando-se para pousar em um de nossos aeroportos:
— This is Flight 2469 from Bird Airlines asking instructions for landing in Guarulhos, São Paulo Airport . (Este é o vôo 2469 da Bird Airlines solicitando instruções para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos)
— Sorry. I am having trouble to listen you, flight 2469. I don’t understand english. (Desculpe. Estou tendo dificuldades em escutar você, vôo 2469. Não falo inglês.)
— Pardon!!!… You don’t speak english? (Como!!!... Você não fala inglês?)
— No. Nothing. Just some phrases listed in these cards I have. Can you speak portuguese? (Não. Nadinha. Apenas umas frases listadas nuns cartões que tenho. Você pode falar português?)
O comandante do Boeing, atônito, ordena que a comissária de bordo carioca venha até a cabine e exclama:
— Hold on please, hold on... (Por favor, aguarde)
— Hã?!?! É... Sorry. I am having trouble to listen you, flight 2469. I don't understand english. (Desculpe. Estou tendo dificuldades em escutar você, vôo 2469. Não falo inglês)
A comissária chega à cabine, recebe instruções, pega o microfone e, empolgada com seu novo papel, manda bala:
— (Voz sexy) Este é o vôo 2469 da Bird Airlines, procedente de Nova York, solicitando instruções para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
— Desculpe, pode falar mais alto? Sou um pouco surdo.
Comandante e comissária trocam um olhar de puro espanto. O nível de volume é aumentado ao máximo e a comissária insiste:
— (Voz séria) Vôo 2469 da Bird Airlines, procedente de Nova York, solicitando instruções para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Está me escutando agora? Parece que você não estava entendendo bolotas...
— Espere um pouco. Você desapareceu do radar. Mantenha a altitude até que apareça novamente no radar e eu possa conduzi-los com segurança ao aeroporto internacional de Pelotas.
— (Voz assustada) O meu!!! Quem falou em Pelotas ? Não quero Pelotas!!! Quero Guarulhos!!!
— Vocês ainda não estão no radar. Por favor, mantenha altitude e fique de olho no transponder. E... a propósito... como sabe que o aeroporto de Pelotas está interditado por entulhos? Eu só fiquei sabendo agora!
Irritada a aeromoça esquece o microfone aberto e dirige-se ao comandante, esquecendo também que ele não fala português.

— (Voz irritada) Isso é um absurdo!!! O senhor precisa queixar-se à matriz.
— Vocês ainda estão fora do sistema, mas pelo último registro algo me diz que passaram o aeroporto de Imperatriz há muito tempo. Você não tem plano de vôo? Eu nem sabia que tinha vôo de Nova York para Imperatriz... Mas fiquem calmos. Situação absolutamente sob controle. Essas panes do sistema acontecem mesmo. A gente até que reclama, mas por aqui dizem que isso é assim mesmo e que vai demorar para se alcançar um controle decente. Assim que o sistema voltar oriento seu pouso para Imperatriz. A propósito, você tem combustível para voltar para Imperatriz? Porque, pelo último registro, vocês tinham passado Belo Horizonte. Mais um pouquinho o sistema volta. Mantenha altitude...
— (Voz desesperada) Pelo amor de Deus!!! Está impossível!!! E não quero mais falar com você. I... m... p... o... s...í...v...e...l!!! Não quero, não quero, não quero!!!
- Combustível no zero? Céus!!! Isso é grave!!!. Ah!!! O sistema voltou. VOCÊS estão novamente no radar. Ufa!!! Deus é mesmo brasileiro!!! Então... esquece Imperatriz... o aeroporto mais próximo para vocês é Guarulhos, em São Paulo.
Meia hora depois, o Boeing 747 do vôo 2469 da Bird Airlines, procedente de Nova York, pousava suavemente no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Quatro horas depois, 400 passageiros são liberados pela Polícia Federal, que naquele dia resolvera fazer uma operação padrão, e ganham acesso a um saguão apinhado de gente, sem entender porque uma loja de uma das companhias aéreas havia sido invadida por passageiros que, aos berros, reclamavam dos dois dias que estavam aguardando seu vôo.
E, por não entenderem português, ignoram também a notícia exibida em um grande aparelho televisor de LCD, mostrando uma simpática senhora loira, a Ministra do Turismo, que frente a todo aquele caos declara: "Relaxa e goza!!!".

Nenhum comentário: