quarta-feira, 6 de junho de 2007

De perto ninguém é normal

Mania é uma coisa curiosa. Cada um tem a sua. Eu sempre tive as minhas. Algumas vêm e ficam. Outras desaparecem com o tempo. Vou contar algumas manias, começando pela mais antiga. Quando criança, ganhei um jogo de colher, faca e garfo com cabinhos azuis da minha avó (já falecida). Bom, do joguinho, acho que só o garfo existe até hoje. Sempre que vou pra casa (acredite) só uso meu garfinho para comer.

Esses dias meu chuveiro queimou e eu tomei banho na água fria (vale lembrar que a temperatura média aqui tem ficado nos 4º nas últimas semanas). Não consigo colocar roupa e sair de casa sem tomar banho.

Por falar em sair, pela manhã, se tenho algum compromisso, acordo horas antes. Primeiro preciso tomar café, depois ver a roupa que vou colocar, tomo banho, me troco e depois saio. Nunca me atraso. Nunca me atraso mesmo. Sempre chego com 15, 20 e até 30 minutos de antecedência. Se eu não chegar no horário, pode apostar que alguma coisa saiu errado.

Voltando ao café da manhã, veja só qual é minha nova mania: comer pão com ovo mexido e café preto todas as manhãs. Já dura um mês, acredita? Isso porque sempre evitei ovo por não “cair bem” no estômago (o mexido não faz mal!). Mas acho que logo enjôo desta nova mania. No ano passado foi o vinho, todas as quintas-feiras eu comprava um vinho pra tomar no fim de semana. Acho que fiquei viciada. Com o calor a mania sumiu.

Tenho outras que são quase um Toc (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Não suporto ver a pia da cozinha molhada. Se tiver uma gotinha de água vou lá e enxugo. Detesto louça suja na pia. Cabelo no chão me dá asco. Coisas fora do lugar - idem. Tenho mania de ficar contando cadeiras quando vou para algum lugar como um consultório ou qualquer sala de espera. Também costumo contar aquelas luzes fluorescentes horizontais na igreja, em algum auditório ou cinema. Odeio gente comendo e fazendo barulho no cinema (abrindo lata ou mastigando pipoca). Tenho pavor que escovem os dentes perto de mim. Ultimamente ando com algumas “neuras”como: verificar se o gás do fogão está desligado ou se deixei alguma luz acesa antes de sair. Apagar as luzes é um dever. Se não estiver sendo usada, deve ficar apagada! Essa é uma boa mania, traz economia (rimou). Separar o lixo reciclável também é uma mania saudável (rimoooou de novo). Quem já veio em casa e jogou o lixo no lugar errado sabe bem como é.

Manias, manias e mais manias. Sistemática ao extremo, fico por aqui. Senão, vou enlouquecer vocês com minhas maluquices. Eu juro que tento, na medida do possível, seguir minha vida de uma maneira que eu me sinta bem comigo mesma, mesmo que isso às vezes incomode as pessoas ou me faça passar por louca.

3 comentários:

SAM disse...

PENSEI EM DESISTIR, MAS MINHA MANIA DE PERFEIÇÃO NÃO DEIXOU, AGORA FAZ PARTE COMENTAR SUAS ESCRITAS, SERA QUE VIROU NEURA? SEI TUDO ISSO POIS FAÇO QUASE TODOS OS ATOS, MAS QUEM NÃO FAZ, PIOR FAZEM MAS NÃO CONTAM PARA QUE NINGUEM OS ACHE ANORMAIS, VOCE FAZ E CONTA, ESPALHA AO VENTO,

Unknown disse...

Vc é de touro !

Tá entendido ! hahhahahahahaha

bjo

Sugarloaf disse...

é amiga, cada um com suas manias! Nem te contas as minhas!!!