quinta-feira, 14 de junho de 2007

Enjoy the moment

A gente ouve no carro, na academia, quando estamos no computador, pra dançar, namorar, correr, no cinema ou na TV. A música está sempre presente em nossa vida (a minha tem trilha sonora, isso é certo). Quem nunca foi invadido por emoções ou lembranças ao ouvir uma determinada canção? Fico imaginando o mundo sem música. Como seria? Muito maçante, sem dúvidas – pra não dizer sem brilho, morto, sombrio. Tenho certeza que quando Deus criou o mundo o fez cantando e ouvindo algum som (provavelmente uma sinfonia de Bach).

Nunca me interessei muito por música clássica. Mas gosto, acho lindo ver e ouvir uma orquestra – foram pouquíssimas oportunidades. Ontem ganhei um convite pra assistir a um concerto com o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica. Maravilhoso. É uma sensação muito incomum parar para ver e ouvir música. Fiquei pensando... Quando fazemos isso? Quase nunca. Chega a ser estranho ficar ali sentado, mudo, parado para ouvir. Mas, depois de alguns minutos a música vai te envolvendo e você se sente privilegiado por estar presente. Os movimentos, a concentração dos músicos, o som que parece ter sido invocado dos céus, os aplausos à perfeição!

Ontem descobri que de vez em quando é preciso parar. Dar um pause na correria, na rotina viciada, nas manias e costumes sem valor, começar a enxergar além do que está na nossa frente e ouvir melhor. Não apenas a música, mas também às pessoas, à natureza, ao coração, a Deus. Às vezes estamos tão focados em nós mesmos, ou em algum problema específico, que nos esquecemos de escutar, observar e contemplar tudo o que está ao nosso redor, belo ou não. Perdemos informações importantes. Muitas vezes, as respostas para os nossos questionamentos passam batidas. Jogamos fora oportunidades, desperdiçamos tempo... Esse tempo que passa, com suas horas, minutos e segundos, que nunca mais poderão ser repetidos.

Um comentário:

Vin Severson disse...

Música clássica acalma o meu cérebro ! Eu tenho o Le Coffret du 250 Anniversaire de Mozart !(Acho que é assim que escrever..huihieue)

beijos