quinta-feira, 28 de junho de 2007

Divagações espontâneas

Meu amigo Paulo sempre diz: “quanto mais velhos, mais exigentes, ‘inconvivíveis’ e sozinhos ficamos”. Isso é pura verdade. Depois que você se acostuma a morar sozinho, ir ao cinema sozinho, fazer compras sozinho, sair sozinho... fica cada vez mais difícil – não digo ter alguém – mas ter qualquer pessoa ao seu lado. Talvez porque depois de tanto tempo convivendo consigo mesmo, você passe a se conhecer melhor, a ter mais certeza do que gosta ou não. Isso significa ser mais complexo, mais difícil, mais exigente, você passa a não tolerar mais certas coisas, determinadas atitudes, infantilidades... e vamos ficando cada vez mais sozinhos. Porque é muito difícil encontrar uma tampa que feche esse pote estranho.

Imagina só. Você começa a gostar de filmes europeus, a ouvir jazz e outros tipos de músicas fora da moda, a se interessar por vinhos, troca o happy hour por um café com os amigos, a balada por um jantarzinho, deita e acorda mais cedo pra malhar ou correr... Junta toda essa mudança com seu alto grau de complexidade e exigência e já se reduz pela metade as chances de você conhecer alguém, assim, por aí... Homem complicado é charmoso, mulher complexa é chata. Acho que as mulheres saem em desvantagem nesse processo de “amadurecimento”. Não é fácil!

Às vezes tenho a triste sensação (é quase um ódio) que aquela pessoa que eu tanto procuro se casou com uma pessoa errada e que, por algum deslize do destino, acabamos nos desencontrando. Todas as manhãs fico pensando que ele acorda ao lado de uma mulher que está ocupando um lugar que poderia ter sido meu. Fico imaginando como seria bom tocá-lo pela manhã, tomarmos café juntos, ter sua companhia para uma corrida, pra dividir uma garrafa de vinho, ouvir jazz, jogar conversa fora, falar palavrão ou ver aqueles filmes europeus complexos que tantos detestam. Certamente isso deve ter acontecido. Caso contrário, eu estou me tornando uma velha exigente, complexa, ‘inconvivível’ e cada vez mais... sozinha.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não acho q exista, apenas, uma alma gêmea...E sim, várias almas gêmeas...

Encontrá-las pode não ser difícil. Difícil é reconhecê-las.

Unknown disse...

(Meus dedinhosssssssssssssss)